Festas de Sant’Ana 2026: Leça da Palmeira volta a celebrar a cultura, a música e a tradição
IMPRENSA
20 JULHO 2026
Festas de Sant’Ana 2026: Leça da Palmeira volta a celebrar a cultura, a música e a tradição
As Festas de Sant'Ana regressam a Leça da Palmeira entre 24 de julho e 8 de agosto com um programa que volta a colocar a música em destaque. The Black Mamba e Os Azeitonas lideram um cartaz que reúne concertos, tradição, cultura e animação, prometendo transformar o Parque Público Eng.º Fernando Pinto de Oliveira num dos principais palcos do verão no concelho de Matosinhos.

De 24 de julho a 8 de agosto, o Parque Público Eng.º Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, volta a receber uma das iniciativas mais emblemáticas do verão no concelho de Matosinhos. As Festas de Sant’Ana 2026 regressam com um programa diversificado que cruza música, tradição, dança, gastronomia, artesanato, associativismo e cultura, prometendo duas semanas de grande animação.

A componente musical assume, uma vez mais, um papel de destaque, reunindo nomes bem conhecidos do panorama nacional e propostas para públicos de diferentes gerações.

The Black Mamba inauguram os grandes concertos

A abertura musical acontece no dia 24 de julho, às 22h00, com os The Black Mamba. A banda liderada por Tatanka dispensa apresentações e chega a Leça da Palmeira com um repertório onde se cruzam o soul, o blues, o rock e o pop, marcado por temas como Love Is On My Side, Wonder Why ou Crazy Nando. Conhecidos pela qualidade das suas atuações ao vivo, prometem um concerto intenso e emocional para abrir em grande as festividades.

Os Azeitonas regressam a casa

No dia seguinte, 25 de julho, às 22h00, sobem ao palco Os Azeitonas. A banda portuense regressa praticamente a casa para revisitar um cancioneiro que há muito conquistou várias gerações. Temas como Anda Comigo Ver os Aviões, Quem És Tu Miúda ou Ray-Dee-Oh continuam a fazer parte da memória coletiva e prometem transformar a noite num enorme coro ao ar livre.

Muito mais do que concertos

O cartaz das Festas de Sant’Ana vai muito além da música ao vivo.

A programação inclui ainda a tradicional Missa de Sant’Ana, a noite de Fados de Sant’Ana, espetáculos de dança, a apresentação do Leça Futebol Clube, a comédia musical “Happy”, o concerto de Renzzzz e 101 Com Vida, a atuação d’Os Âncora, o espetáculo Cassette – 80’s Tribute, a habitual Noite O Batô e, ao longo de toda a iniciativa, a realização da XXVII Festarte, dedicada ao artesanato e às tradições populares.

Ao longo dos vários dias não faltarão também os espaços de gastronomia, animação, associações locais e o tradicional fogo de artifício, elementos que fazem destas festas um dos momentos mais aguardados do verão leceiro.

Entre concertos, tradição, gastronomia e animação, as Festas de Sant’Ana voltam a afirmar-se como um dos principais eventos culturais do verão no concelho de Matosinhos. O cartaz de 2026 reúne propostas para todas as idades e promete voltar a transformar Leça da Palmeira num ponto de encontro para milhares de visitantes ao longo de mais de duas semanas de celebração.