Na passada quinta-feira, dia 14 de agosto de 2025, o Pavilhão Multiusos de Gondomar recebeu o espetáculo de UB40 featuring Ali Campbell. Apesar de apenas metade do recinto estar disponível, este ficou “composto” e com um público que não aderiu passivamente, participando e reagindo ao longo do concerto. Ainda assim, não chegou a encher totalmente.
A banda: longe da formação original, mas com o inconfundível timbre de Ali Campbell
Mais de quatro décadas depois da formação original de UB40, em Birmingham, o alinhamento atual pouco se aproxima daquele que conquistou o mundo reggae-pop. Desde a saída de Ali Campbell, Mickey Virtue e, mais tarde, Astro, em meados dos anos 2010, duas versões da banda passaram a existir. Ali Campbell formou o grupo “UB40 featuring Ali Campbell”, enquanto Robin Campbell – irmão de Ali – manteve a direção da UB40 original com elementos fundadores como Jimmy Brown, Earl Falconer e Norman Hassan, além de novos integrantes como o vocalista Matt Doyle.

Atualmente, UB40 featuring Ali Campbell está reduzido a Ali como único membro original em palco. Os outros ex-membros como Astro e Virtue já não fazem parte da formação – Astro faleceu em 2021 e Virtue deixou o projeto antes disso.
Um tributo à voz inconfundível… mas pouco envolvente
Ali Campbell entrou em palco com o seu timbre imediatamente reconhecível — aquele que ajudou “Red Red Wine”, “Rat in Mi Kitchen” ou “Here I Am” a tornarem-se hinos generacionais. Mas, salvo pela sua presença vocal, faltou-lhe aquele toque caloroso, aquela entrega emocional que se espera num concerto de reggae. A sua interação com o público foi praticamente nula — mais parecia estar estático, sem diálogo com as pessoas. Quem tomou o palco nesse papel foi outro membro da banda, dando suporte à interação, ainda que tarde demais para envolver verdadeiramente a plateia.
Setlist longe dos grandes hits… até ao encore salvador
O alinhamento principal foi uma viagem por faixas menos celebradas — e de ritmo que teria beneficiado de mais alma e vibração reggae:
- Small Axe
- Food for Thought
- If It Happens Again
- Homely Girl
- The Way You Do
- Impossible Love
- My Delight
- Sweet Cherry
- Cherry Oh Baby
- Stick by Me
- Come Back Darling
- Bring Me Your Cup
- Don’t Break My Heart
- Grooving
- Please Don’t Make Me Cry
- Many Rivers
Mesmo belíssimas, estas canções ficaram aquém do peso de hits incontornáveis, tornando o espetáculo algo previsível e fluído demais. Mas o encore veio elevar o tom: começou com Kingston, corte obrigatório para encerrar, seguido por Falling in Love With You (o cover de Elvis Presley presente na banda sonora do filme Invasão de Privacidade) e culminou com Red Red Wine— um trio que reacendeu sorrisos e trouxe o reggae de volta à vida.
Conclusão: um concerto que surpreendeu ao contrário… mas que deixou um bom sabor
Em suma, trata-se de um concerto que, no papel, poderia ter sido vibrante, cheio de feeling e conexão. Na prática, foi mais uma sessão de música para ver e ouvir do que sentir — até que o encore transformou tudo. Ao fim, muitos saíram do recinto de Gondomar com um sorriso.









Galeria completa no
Uma menção especial à Sodade, cuja excelente organização permitiu oferecer este momento a 10 fãs através de um passatempo — um destaque humano e bem-vindo neste evento contido, mas caloroso.