Com quase 10 mil milhões de streams acumulados, a banda sueca de rock teatral vencedora de um GRAMMY® continua a levar o espetáculo eufórico dos seus concertos ao vivo a um público cada vez maior, mais recentemente com a triunfante Re-Imperatour 2023, que percorreu mais de duas dezenas de cidades norte-americanas antes do seu final de duas noites no Kia Forum em Los Angeles. Em março de 2022, o Los Angeles Times relatou numa reportagem de capa no Calendar que o GHOST tinha “conquistado o metal e as tabelas” quando o seu quinto álbum, Impero, estreou em primeiro lugar em várias tabelas de álbuns dos EUA, alcançando a segunda posição na Billboard 200 e o primeiro lugar na Suécia, Alemanha e Finlândia, além de alcançar o top 5 em mais de meia dúzia de países.
Com destaque para “Spillways” – elogiada como uma “doce canção de rock” pelo The New York Times e mais tarde reinventada com Joe Elliott dos Def Leppard – e a indicada ao GRAMMY® de Best Metal Performance, “Call Me Little Sunshine”, IMPERA levou a Rolling Stone a comentar: “Os Ghost previram a pandemia; agora a banda de metal está a prever a queda dos impérios.” O álbum apresenta temas atuais e contextuais como nunca antes, com um fundo melódico sombrio e colorido, tornando IMPERA uma experiência única – e, ainda assim, inconfundivelmente e essencialmente Ghost.
Ao encerrar 2022, a banda estreou na Billboard Hot 100 pela primeira vez com “Mary on a Cross,” certificado como platina pela RIAA, além de IMPERA ter ganho o prémio de Favorite Rock Album nos American Music Awards e Best Rock Album of the Year nos iHeartRadio Music Awards. Os Ghost lançaram também Phantomime, um EP de cinco faixas de covers, incluindo a versão de “Phantom of the Opera” dos Iron Maiden, que rendeu à banda a sua quinta nomeação para os GRAMMYs®.
Mais recentemente, a aparentemente ilimitada ambição de GHOST levou a banda ao cinema, com a estreia do filme Rite Here Rite Now em junho de 2024. O filme levou o Los Angeles Time a elogiar: “Em termos de performances ao vivo, eles são um dos melhores na industria – e agora têm o filme para o provar.” Rite Here Rite Now rapidamente tornou-se o evento de cinema de hard rock com maior bilheteira na história da América do Norte e gerou uma banda sonora que alcançou o topo das tabelas.
Desde discípulos devotos até curiosos não iniciados, a experiência do ritual ao vivo da banda sueca tem levado audiências em todo o mundo a desligar os telemóveis e a viver o momento – completamente hipnotizados e encantados pelos Ghost.