O ciclo Fronteiras está de volta ao Cistermúsica para fomentar diálogos com a música contemporânea, decorrendo entre setembro e dezembro em Alcobaça com inúmeras propostas musicais que irão explorar vários espaços na cidade.

É precisamente em Diálogo com a História que a programação se inicia, no próximo domingo, dia 29 de setembro, às 18h00, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa a subir ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro para apresentar obras de Berta Alves de Sousa (1906–1997), Thomas Adès (1971–) e Maurice Ravel (1875–1937), sob a direção de Bruno Borralhinho. Nesta ocasião teremos ainda a oportunidade para conhecer a obra vencedora do Prémio de Composição Francisco de Lacerda deste ano, da autoria de Huayma Tulian.

Poucos dias depois, a 1 de outubro, às 19h00, o mesmo espaço acolhe no contexto deste ciclo, e da comemoração do Dia Mundial da Música, mais um Recital aCorda! onde se apresentará o Lusitânia Sax Quintet. Formado em 2023, sob a orientação do professor António Carrilho, este grupo de música de câmara criado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que irá interpretar temas de W.A. Mozart (1756-1791), J. Harrington (1955) e G. Rossini (1792-1868).

O ciclo Fronteiras estender-se-á até final do ano, promovendo variadíssimas propostas artísticas que serão anunciadas em breve.

Os bilhetes para o concerto de 29 de setembro podem ser adquiridos em www.bol.pt e no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro, enquanto que o concerto de 1 de outubro é de entrada livre, estando sujeito à lotação.

Rota de Cister ruma a Odivelas e São Pedro do Sul

A Rota de Cister prossegue igualmente o seu périplo por alguns dos territórios cistercienses, a começar pelo Claustro Novo do Mosteiro de Odivelas, que acolhe, no dia 26 de setembro, às 20h00, Tributo a Piazzolla, projeto de Mário Marques e Gonçalo Pescada que homenageia os mestres Astor Piazzolla e Richard Galliano.

O Ensemble São Bernardo apresenta-se no dia 28 de setembro, no Balneário Romano de São Pedro do Sul para promover uma viagem musical, às 17h30, intitulada Do Rio à Broadway. Uma apresentação que contará no programa com obras de George Gershwin, Cole Porter, Duke Ellington e António Carlos Jobim, sob a direção musical de Nuno Margarido Lopes.

O Cistermúsica Fronteiras é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, com Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, em parceria estratégica do Município de Alcobaça e com a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça. A Fundação Millennium BCP é o Mecenas da Rota de Cister.

Categoria(s):