Pedro Abrunhosa apresenta Viagens 3.0 na Super Bock Arena e na Altice Arena

Pedro Abrunhosa apresenta Viagens 3.0 na Super Bock Arena e na Altice Arena

Em novembro, Pedro Abrunhosa leva o espetáculo especial Viagens 3.0 ao Porto e a Lisboa. Os concertos estão agendados para dia 8 na Super Bock Arena e dia 23 na Altice Arena, marcando as comemorações da edição de Viagens, histórico álbum de estreia do consagrado artista portuense.

Viagens 3.0 assinala o regresso mais do que aguardado à jornada pelos vários continentes da música de um eterno viajante que outrora se fez à estrada ora de boleia, ora numa icónica Renault 4L em segunda mão. Pedro Abrunhosa, de tímido contrabaixista a extraordinário escritor de canções, soma recintos lotados e digressões mundiais, voltando agora ao princípio dos princípios da ligação profunda e festiva que estabeleceu com o público.

A Digressão ‘Viagens 3.0’ não será a celebração do passado. Pelo contrário: trata-se de mergulhar no futuro transformando os sons do que já foi numa jornada ao que será. Sem nenhuma interrupção em 30 anos, milhares de espectáculos volvidos e milhões de espectadores tocados pela libertação que o palco representa, fizeram-me aprender um mundo novo e tentar fazer de cada concerto um lugar irrepetível. Muitas das músicas que escrevi ao longo deste período foram transformadas em hinos colectivos ou em refúgio individual, o que ajuda à festa e comunhão entre o palco e o público. Não se volta ao que passou. A arte não é um prato requentado. ‘Viagens 3.0’ é uma visita ao universo musical que, em muitos aspectos, transformou o país, sem nunca deixar de ter os olhos no que verdadeiramente conta: celebrar o espanto da vida. E fazê-lo em comum com os que acreditam que amor, paz e música são, afinal, a mesma coisa.

Pedro Abrunhosa

Da face misteriosa atrás do contrabaixo aos milhares de palcos como maior showman português: do rock ao jazz, Viagens mudou a história e o paradigma da música portuguesa. Multidões e novas gerações ainda hoje entoam de uma ponta à outra sucessos ímpares do cancioneiro nacional de que são exemplos Não Posso +, Socorro, É Preciso Ter Calma, Lua ou Tudo o Que Eu Te Dou.

Considerado o melhor álbum da década de 1990 pela revista Blitz, Viagens é ainda hoje um dos discos mais vendidos de sempre em Portugal. Marcado pela emblemática parceria com Maceo Parker, eterno companheiro de James Brown, e pela produção de Quico Serrano e Mário Barreiros, o primeiro disco de Pedro Abrunhosa catapultou-o diretamente para junto dos grandes e incontornáveis nomes do panorama musical português.

A viagem pelas muitas novidades que Pedro Abrunhosa tem guardadas para 2024 ainda está a começar. Entre elas, destaca-se a edição do seu nono álbum de estúdio.