GUANO APES | FREE THE MONKEY TOUR 2024

GUANO APES | FREE THE MONKEY TOUR 2024

Comandados pela incomparável Sandra Nasić, os lendários GUANO APES regressam a Portugal em nome próprio, para uma atuação única no LAV – Lisboa Ao Vivo a 23 de Novembro de 2024.

No final dos anos 90, não havia nada como eles: os GUANO APES agitavam cada estádio, festival e grande sala por onde passavam com a sua mistura de riffs rock, balanço hip hop e a voz distinta de Sandra Nasić. Nada disso mudou entretanto. Quatro álbuns, inúmeras digressões internacionais e uma pausa de vários anos depois, a banda alemã está de volta com a mesma energia de antes e, no dia 23 de Novembro de 2024, a plateia do LAV – Lisboa Ao Vivo vai certamente vibrar com temas clássicos como «Lord Of The Boards», «Open Your Eyes» e «Big In Japan».

Os singles de maior sucesso da banda liderada por Sandra Nasić continuam a ser hinos para todos aqueles que gostam de rock alternativo, enérgico e pesado, apoiado em canções intemporais. É exatamente isso, rock de altas octanas, mas também com o seu quê de nostálgico, que os GUANO APES trazem de volta a Portugal em mais uma atuação que, em nome próprio e num país onde contam com uma fervorosa base de fãs, promete ser verdadeiramente explosiva.

Famosos pela energia arrebatadora das suas apresentações ao vivo, os GUANO APES tornaram-se um verdadeiro fenómeno de popularidade nos anos 90. O enorme sucesso dos singles «Lords Of The Boards», «Open Your Eyes», transformaram o álbum de estreia «Proud Like A God» num dos longa-durações de estreia mais bem-sucedidos de 1997 e, dois anos depois, o sucessor «Don’t Give Me Names» solidificou a posição da banda como uma das propostas alemãs de rock alternativo mais populares da sua geração.

Com a sua música a ser lembrada e apreciada com carinho por fãs de todo o mundo, na viragem do milénio, os GUANO APES adotaram uma atitude mais descontraída em vez de se submeterem aos mecanismos do mercado. De há uns anos a esta parte, só sobem ao palco quando o “primata interior” tem comichão. A partir desse momento é êxtase puro, e quem os viu durante a primeira digressão pós-pandemia sabe disso. Das notas de «You Can’t Stop Me» aos singles de sucesso, os quatro músicos dão rédea solta ao animal selvagem que têm dentro de si e agitam o público com uma força irresistível.

Estamos mais próximos dos macacos do que da inteligência artificial”, explicam eles. “E há uma força primordial inerente aos seres humanos e aos macacos do mundo antigo, que é o desejo de liberdade. Agora, no meio da reviravolta da IA e do distanciamento digital, ancorar o homem na natureza é mais importante que nunca. Queremos trazer de volta ao nosso público a sua bússola, redefinir a configuração básica com um murro sonoro e libertar o nosso primata interior.” Portanto, já se sabe o que esperar quando os GUANO APES voltarem à estrada no próximo Outono – energia sem filtros e uma atitude desgarrada.

Os bilhetes para o concerto custam 32€, à venda nos locais habituais, a partir de sexta-feira, dia 08 de Dezembro