1ª edição da Feira das Lambarices adiada para 8 a 17 de outubro

1ª edição da Feira das Lambarices adiada para 8 a 17 de outubro

A Feira das Lambarices, cuja 1ª edição estava marcada para decorrer entre 3 e 12 de setembro em Águeda foi adiada para o mês seguinte e irá ter lugar entre 8 e 17 de outubro.

A decisão foi tomada pela organização, depois de concertado com o GEPAC (Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais) e com a Direção-Geral de Saúde, que consideram mais apropriado adiar o evento, tendo em conta a atual situação pandémica.

“Apesar de todo o esforço feito entre as diferentes entidades, consideramos que é mais adequado, com base nas opiniões dos especialistas, adiar o evento para outubro, altura em que se espera estarem reunidas todas as condições para que esta importante e emblemática feira possa acontecer”, disse Ricardo Pereira, presidente da Associação de Vale Domingos, promotora do evento, agradecendo a compreensão de todos pelos constrangimentos associados ao adiamento.

Uma decisão que não foi tomada de ânimo leve, mas que resulta de algumas reuniões com a direção de saúde de Águeda e com os restantes parceiros, nomeadamente a Câmara de Águeda e o Governo, através do GEPAC, entidade que financiou o Orçamento Participativo Portugal do qual a Feira das Lambarices foi o projecto vencedor.

1ª edição da Feira das Lambarices alia um grande cartaz artístico a uma forte componente gastronómica, onde cerca de trinta municípios, de norte a sul do país, estarão presentes para promover o melhor da doçaria tradicional de cada região, prometendo fazer as delícias da população local, regional, nacional e até internacional.

programação artística, bastante eclética, mantém-se inalterada e inclui alguns dos nomes mais sonantes do panorama actual. São mais de vinte artistas durante dez noites de espetáculo:

8 de outubro (6ªf) 
Cláudia Pascoal
Miguel Araújo + convidados
António Zambujo e
Tatanka

9 de outubro (sábado) 
Djodje
Anselmo Ralph

10 de outubro (domingo) 
Banda Alvarense com Miguel Angelo 

11 de outubro (2ªf)
Piruka
Fernando Daniel

12 de outubro (3ªf)
Bárbara Tinoco
Os Quatro e Meia 

13 de outubro (4ªf) 
Álvaro de Luna
Bárbara Bandeira

14 de outubro (5ªf)
Rony Fuego
Calema

15 de outubro (6ªf) 
Nuno Ribeiro
Ana Moura

16 de outubro (sábado)
Deejay Telio
Plutónio

17 de outubro (domingo) 
Orquestra 12 de Abril com Ala dos Namorados

A Feira das Lambarices irá decorrer na baixa da Águeda, perto do rio, e inclui a mostra de doçaria tradicional, com entrada livre e que terá lugar no pavilhão desportivo do GICA; uma zona de restauração dedicada exclusivamente ao leitão, iguaria tão apreciada e típica desta região, também com entrada gratuita; e o recinto dos espectáculos, ao ar livre, que inclui uma área de comida e bebida. O acesso aos concertos é feito através da aquisição de passes diários (a preços variáveis) ou de passes de dez dias, pelo preço de 40€, já à venda nos locais habituais.

Os passes já adquiridos para a data inicial do evento são válidos para as novas datas. 

Contribuindo para dinamizar o regresso à normalidade social e cultural, de forma consciente e seguindo todas as medidas de segurança definidas pela DGS, prepare-se para se perder na Feira das Lambarices em dez dias de tentação, num roteiro apelativo, com muita animação e dirigido a todos os tipos de público.